Cata-Vento · Dicas

Volta às aulas: dicas para proteger a saúde dos pequenos

Estamos nos aproximando do início das aulas e a parte mais difícil é voltar à rotina. Depois de um bom período de férias, as crianças e adolescentes acostumaram a ir para cama mais tarde, levantar também mais tarde e comer em horários diferentes.

Agora, os pais devem ajudar os filhos a retomarem os hábitos, além de terem alguns cuidados especiais para que o ano seja produtivo e tranquilo. Os principais cuidados são com o peso da mochila, alimentação, transporte e prevenção de problemas de saúde.

Para auxiliar nessa importante tarefa, a Sociedade Brasileira de Pediatria elaborou um guia com orientações para os pais. Confira e garanta o bem-estar dos seus filhos durante este ano letivo.

Readaptação de horários

Se nas férias foi muito fácil acostumar a levantar da cama mais tarde, não é com a mesma facilidade que os pequenos vão voltar a acordar mais cedo.

Por isso, na semana anterior ao início das aulas, é recomendado que seus filhos comecem a ir dormir mais cedo e acordar no horário da escola, mesmo que seja para fazer atividades em casa. Assim, quando as aulas voltarem, não terá aquela enorme dificuldade de tirá-los da cama.

Mochila e material escolar

O peso máximo da mochila escolar não deve ultrapassar 10% do peso do aluno. Também é importante que a mochila fique na altura da cintura para evitar dores nas costas. Quanto ao material, só deve ser levado para a escola o que realmente for utilizar naquele dia.

Alimentação

Para que o dia na escola seja produtivo, as crianças e adolescentes devem estar bem alimentados e hidratados. Portanto, prepare lanches reforçados e saudáveis, com frutas, ovos, pão e laticínios.

Transporte

Se você costuma levar seu filho para a escola fica mais fácil cuidar com a segurança dele. Sempre coloque o cinto de segurança e leve-o até a porta da escola, ou certifique-se de que ele irá atravessar a rua na faixa.

Se for com transporte escolar, da mesma forma certifique-se de que ele estará usando cinto de segurança, que é obrigatório. Os bebês devem sempre ser transportados nas cadeirinhas, conforme a idade.

Prevenção de doenças

As vacinas devem estar todas em dia ao início do período escolar, pois é comum que as crianças transmitam doenças umas para as outras por conta do contato físico, sejam vírus, parasitas ou mesmo a febre amarela.

Se a criança chegar em casa falando que teve dificuldades para entender o que o professor estava dizendo ou para ler o que estava no quadro, leve-a para fazer exames de visão e audição. É comum que na escola este tipo de problema seja descoberto.

Esteja sempre de olho, pois as crianças dão sinais de qualquer problema através dos menores detalhes. Então converse frequentemente com os professores e observe os desenhos para ficar por dentro do que acontece na vida dos pequenos em desenvolvimento. Com estes cuidados, seus filhos estarão prontos para ter um ano letivo saudável e produtivo, e você terá mais tranquilidade ao deixá-los na escola.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s